Top 5 2010

Esse ano tá foda. Não pára de sair coisa legal e o tempo tá escasso pra conseguir acompanhar tudo. Em função disso, e pra saciar os poucos e fieis visitantes desse blog, resolvi fazer uma listinha dos 5 lançamentos que mais me chamaram atenção em 2010 (incluindo aí um que ainda nem foi lançado comercialmente, mas tá valendo).

1- Joanna Newsom - Have one one me
O melhor album do ano até agora pra mim, sem sombra de dúvida. Eu não conhecia os discos anteriores dela (nem o renomado e elogiadíssimo Ys, que eu fiz questão de ouvir antes de dar o play no disco novo). Fato é que eu me apaixonei. A obra de Joanna Newsom é daquelas que ou se ama ou odeia, e o disco novo não foge disso. É um trabalho grande, hermético e narrativo, sem muitas concessões. Com direito a arranjos de Van Dyke Parks, Joanna Newsom exagera nas letras gigantes e nas melodias e harmonias "épicas". Dramático sem ser piegas e elaborado sem ser erudito...raro.

2- LCD Soundsystem - This is Happening

Pra mim, a grata revelação do ano, mesmo se tratando de uma banda mais do que conhecida. Digo isso porque eu achava que essa história de eletro-indie, encabeçada, em parte, pelo próprio LCD Soundsystem e seus hits de pista inconfundíveis (Daft Punk is Playing at my House, alguém??) já tinha esgotado por completo. Me enganei, ainda bem! James Murphy apresenta um album inteligente, cheio de synths e guitarras sem soar velho. Parece muito LCD Soundsystem, o que é uma enorme conquista. Composições com identidade, que se utilizam dos mesmos elementos de antes sem amarrar sua sonoridade a um modismo. Até a voz do cara está diferente. Eletro-indie maduro? Simplesmente LCD Soundsystem...já está mais do que bom...

3- Vampire Weekend - Contra

Já falei desse album há uns meses atrás. É só escutar de novo pra perceber que ele veio pra ficar. Desde janeiro um dos grandes cotados, pra mim, pra ficar pelo menos na lista dos 5 primeiros do ano (a menos que o segundo semestre me surpreenda muito...).

4- Gonjasufi- A Sufi and a Killer


A capa já entrega. Lisérgico e viciante esse album de estréia do Gonjasufi. A marca da produção do Flying Lotus é forte, nas batidas secas e texturas fortes. A voz do Gonjasufi lembra o melhor do famigerado trip hop, mas transcende isso, no uso aplicado do sampler e no flerte com sonoridades orientais (cítaras, melodias errantes etc). Sheep é uma das grandes canções do ano. Linda que só...

5- Beach House - Teen Dream

Eu sei que ainda não caiu a ficha desse album pra mim. Ouvi umas 4 vezes e achei lindo, o melhor album da banda etc etc. Só que, talvez, ele estaria lá pra cima na lista se eu tivesse ouvido mais vezes. Ou não. Teen dream é mais direto, mais seco e mais pop até do que os albuns anteriores da dupla. Menos soturno, só que com o mesmo rebuscamento melódico de antes. Quando eu conseguir superar a nova versão de Used to Be, eu comento especificamente sobre esse disco...por enquanto, deixo ele aqui no meu 5o lugar, tirando a posição do Four Tet novo...

Excedentes (rsrsrs)

Fora da minha listinha, ainda tem alguns albuns que eu ouvi muito e queria mencionar:
Gorillaz - Plastic Beach (melhor disco deles, de longe), Fang Islands - Fang Islands, Pantha du Prince, Black Noise, Four Tet - There's Love in You (quase entrou nos 5, é um puta album, pode ser que eu mude de opinião, assim que eu apertar o enter aqui na postagem, mas enfim...), Hot Chip - One Life Stand (o melhor disco deles também, na minha humilde opinião), Charlotte Gaisnbourg - IRM (outro que disputa FORTE a presença nesses 5 primeiros...eu já sei que vou mudar de opinião assim que eu reouví-lo).

É isso aí. Pra quem tá esperando os links pra baixar, não vou passar assim porque não salvei nada. Sigam essa
página no Facebook. Tem tudo lá...