The Radio Dept. (2003-2010)


Há muito tempo eu tenho vontade de falar dessa banda por aqui. Na verdade eu queria falar do último àlbum deles, o Clinging to a Scheme, que pra mim é um dos melhores discos do ano. Só que, em meio a tanto lançamento e com a habitual falta de tempo, acabei deixando pra lá, o que por um lado foi bom, porque baixei toda a discografia deles (inclusive os EP`s) e cheguei à conclusão de que não dava pra indicar um só àlbum.

The Radio Dept. é uma daquelas bandas de "processo", em que o conjunto da obra encanta mais do que um ou outro disco em especial, embora o Clinging to a Scheme possa ser, na visão de muitos, o grande destaque, ou o àlbum "maduro" da banda. O que acontece é que a maior parte dos comentários sobre eles se fixa muito nas comparações com o shoegaze do fim dos anos 80/ início dos 90. Pra mim, The Radio Dept. não deve mais ao shoegaze do que deve ao "ambient", influência, talvez, de eletro pop e outras vertentes mais contemporâneas mesmo. Se estão ali, bem marcadas, as guitarrinhas shoegaze, também ouvem-se synths, cordas e outros elementos que fazem uma bela "parede" sonora.

Estou publicando abaixo todos os 3 LPs da banda, e um dos vários EP`s deles, o Pulling our Weight, que eu acho maravilhoso (tem uma música que foi trilha do filme Maria Antonieta e também traz uma das músicas mais bonitas da banda, a faixa 4, Someone Else). Recomendo ouvir na ordem cronológica. Dá pra notar um movimento que, mesmo que eu não goste de chamar de evolução, certamente é uma busca por novas sonoridades, que culmina no maravilhoso Clinging to a Scheme (clique no nome do àlbum para baixar).