15 tracks 2010


Algumas pessoas fazem compras de natal. Eu faço listas. Aproveitando o embalo da lista Videotroma dos 10 álbuns preferidos meus e do Christian deste ano, resolvi fazer minha lista das 15 tracks do ano que eu mais ouvi e que com certeza viajarão no meu iPod e serão ouvidas muitas e muitas outras vezes ate 2011. A lista foi de 15 porque só 10 não ia dar! Tem muito mais coisa, mas com essas 15 já da pra começar uma playlist.

1 - Round and round - Ariel Pink's Hauted Grafitti



É meio que chover no molhado eleger esta a primeirona, mas não tem como. Round and Round é a música mais grudenta, cínica e bonita do melhor álbum do ano. Não tem como não ouvir milhões de vezes.

2 - Burden of Tomorrow - The Tallest Man on Earth



Meio exagerada a posição, eu sei, mas acho que essa foi a track que mais vezes eu ouvi no repeat esse ano (a exemplo de
White Winter Hymnal do Fleet Foxes em 2008). Burden of Tomorrow tem uma melodia rara, uma levada menos folk e mais shoegaze (apesar do contexto geral do àlbum) e uma interpretação à altura de sua beleza. A voz de Kristian Matsson é rasgada, medida e visceral. Tudo no lugar certo, mesmo que esse "tudo" seja pouca coisa. Acho que é o velho cliché, que diz que o simples é o mais difícil de se alcançar.

3 - Horchata - Vampire Weekend



Essa saiu ano passado e, desde então, passou a integrar nossas seletas playlists e Dj sets. É claro que, nas pistas de BH ano passado, ninguém se mexia quando tocávamos a track (um dos motivos porquê eu não posso mais discotecar).
Horchata é a música mais bonita da curta carreira da banda. E pop, simples e curta, mas já traz elementos novos para um grupo em afirmação: synths e até orquestra adornam a linda melodia, além dos acordes meio Mario Bros. e da percussão "africana". Ouço essa porra no repeat há mais de um ano, sem cansar.

4 - Heven's on Fire - The Radio Dpte.



Outro repeat. Tecladinho viciante e assobiável, batidinha eletrônica meio
shoegaze old school e melodia irresistível. É o claro destaque para quem ouve o disco pela primeira vez e uma das canções mais representativas da estética da banda.

5 - Helicopter - Deerhunter



A música mais bonita do disco pra mim, e uma das melodias mais simples e certeiras de toda carreira da banda. Também pela simplicidade, diga-se, como nos dois únicos acordes (Lá e Mi !!) que constroem o refrão, enquanto Bradford Cox canta versos como "No one cares for me". Impagável.

6 - Sheep - Gonjasufi


Composta quase que inteiramente a partir de uma trilha sonora de filme de Bollywood dos anos 80 (cantada por
Asha Boshle) Sheep é uma das músicas deste ano que melhor equilibrou o uso de elementos melódicos centrais de uma outra composição com uma construção totalmente particular (como no caso de What Would I Want? - Sky, do Animal Collective, lançada ano passado). E o resultado é um chicletinho, que começa com um violão meio bossado e que vai crescendo com a vocalização da música indiana original, intercalada pelos versos e pela voz marcante do Gonjasufi. É incrível e viciante.

7 - Sing - Four Tet


O synth 8-Bit de videogame que sustenta toda a faixa é uma pérola inesquecível. Essa música é tão dançante, empolgante, diferente e viciante que foi meu ringtone no celular durante uns bons 3 meses. Nem há muito a dizer. Uma das melhores músicas do ano sem a menor dúvida.

8 - Odessa - Caribou


"She can say, She can say, She can say...Who knows what she`s gonna say?". Você pode não saber o que ela irá dizer, mas depois de ouvir Odessa, certamente você saberá o que ela vai cantar durante dias a fio. Grudenta, simples, e forte, Odessa é a faixa mais potente e representativa de um dos melhores discos de 2010.

9 - You - Gold Panda


Ele já tinha lançado ano passado uma das músicas que eu mais ouvi e toquei em 2009, Quitters Raga. Desta vez o garoto lançou um LP (muito bom por sinal) que, apesar de ter ficado de fora até da nossa lista, traz mais alguns hits instrumentais eletrônicos de primeira. Gold Panda usa os loops como ninguém (tem um clima meio indiano também nos chopps e efeitos que ele lança sobre os samplers) e You representa bem isso, além de ser a faixa mais marcante do àlbum. Quero acompanhar de perto a carreira desse cara!

10 - Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)


Quando eu ouvi essa música, achei que o The Suburbs fosse quebrar todos os paradigmas e reconstruir a história do Arcade Fire. Ficou meio longe disso (acho o The Suburbs menos antipático do que o Neon Bible, apesar de ainda não abandonar o clima "épico-arrogante" dos caras), mas certamente, Sprawl II é uma inusitada obra-prima. Parece Blondie, porra! Bizarra e irresistível.

11 - Good Intentions Paving Company - Joanna Newsom


É difícil encaixar Joanna Newsom numa lista de tracks favoritas do ano, porque não dá muito pra ouvir o Have One on Me por partes. É um àlbum que não tem uma faixa que se destaque como single, que dê pra ouvir no repeat e sair cantando. Dentro desse contexto, Good Intentions Paving Company é uma das mais "fáceis", e também das mais instrumentalmente interessantes do disco.

12 - You Wanted a Hit - LCD Soundsystem


Só lembro do Arthur Tuoto falando no meu Facebook: "Um hit de 9 minutos". Não tem nenhuma divagação teórica que defina essa track melhor do que isso. É um Hit de 9 minutos. Uma espécie de manifesto indie-pop-eletrônico-progressivo. Minha namorada ouviu essa música tantas vezes que nem consigo me distanciar muito pra comentar. "You wanted a hit / but maybe we don`t do hits". Tô vendo, James Murphy!

13 - Power - Kanye West


Já devo ter manifestado algumas vezes minha dificuldade com o "complexo de épico" que atinge Pitchfork e afins quando o assunto é Kanye West. Esse complexo se manifesta em Power. Mas a track é tão coesa (no uso dos samplers, na melodia, na letra...enfim, em tudo) que fica difícil não ouvir over and over. Merecia melhor lugar na lista. Só não ganhou por antipatia, e tenho dito.

14 - Deerhunter - Revival


Foi difícil escolher uma segunda track do Halcyon Digest pra incluir na lista. Mas aí é só pensar: se Sing foi meu ringtone praticamente o primeiro semestre inteiro, qual música serviu o mesmo propósito no segundo semestre do ano? Ok, Revival. Deerhunter pop, em plena forma. Adoro essa porra.

15 - Thee Oh so Protective One - Girls


Essa só entrou no último lugar da minha listinha porque eu esqueci dela e, depois, olhando de cima pra baixo, ficou difícil deslocar alguma coisa pra cá. Enfim, faz sentido até, se pensarmos que é a primeira faixa de um EP que foi lançado há pouco mais de um mês. É uma faixa que mostra o que pode vir a ser o próximo LP do Girls, pelo qual eu já estou esperando ansiosamente. Engraçado como essa música ecoa Elvis Costello o tempo todo. Bela referência.

That`s all. Chega de listas! Espero que tenha ajudado na listinha de coisas que cada um que nos lê vai ouvir no fone nas viagens de fim de ano. Feliz Natal, bom ano novo e essa porra toda pra todo mundo!

PS - esse blog entra em recesso até o inicinho de janeiro. Espero que saia coisa legal até lá!