Favoritos 2010 ("menções honrosas")


É chegada a hora! Eu eu Christian Bravo estamos montando nossa listinha dos 10 àlbuns preferidos de 2010. Não está sendo nada fácil, afinal, 2010 foi um ano safado de filho da puta, com uma porrada de lançamento incrível. Isso sem contar que o ano ficará marcado para nós pelo lançamento do nosso próprio EP, o Interlúdio Sci-fi EP, disponível em www.videotroma.com. Como nossa lista tenta levar em consideração os discos que mais ouvimos ao longo do ano, e também aqueles que foram mais relevantes para a banda de uma forma geral, muita coisa boa que nos viciou de verdade vai acabar ficando de fora, por causa da quantidade de lançamentos acima da média que saíram de janeiro até agora.

Por essas e outras, vou começar aqui, até semana que vem, uma contagem de "Menções Honrosas", ou seja, uma listagem de discos que cogitamos seriamente listar entre os 10, mas que acabarão não entrando. É claro que, aqueles que já indiquei aqui no blog, vou apenas citar. Vamos então às 3 primeiras menções:

Fang Islands - Fang Islands (baixar)

Esse debut é sensacional, e não saiu da nossa cabeça por um tempinho. Na época, como ainda estávamos discotecando por aí, chegamos a tocar a homônima Fang Islands em várias festas. Trata-se de um disco curtinho, de 30 e poucos minutos, que é uma porrada só do início ao fim. Meio rock de arena, meio The Who, meio Hard-Indie-Rock qualquer coisa, Fang Islands é, pra nós, uma das grandes revelações do ano. Vale a pena dar uma ouvida!

The Tallest Man On Earth - The Wild Hunt (baixar)

Kristian Matsson é o cara por trás de The Tallest Man On Earth. E é um cara só, com seu violão, fazendo um folk tradicional com uma "pitada" de shoegaze. A segunda faixa, Burden of Tomorrow, é um exemplo vivo disso que eu estou dizendo. Essa faixa, inclusive, junto com Sheep do Gonjasufi, Heaven`s on Fire do The Radio Dpte. e umas duas outras músicas que não me vêem à mente de imediato, deve ter sido uma das que eu mais ouvi ao longo do ano. Não posso dizer o mesmo do album como um todo, que é irregular e cansativo pra quem não é lá muito vidrado em Folk. Mas vale a pena ouvir, salvar a tracks preferidas e indicar. Uma delícia para dias tranquilos.

Avi Buffalo - Avi Buffalo (baixar)

Avi Buffalo é a atual "menina dos olhos" da consagrada Sub Pop. Eu nem curto muito não, pra ser sincero (acho muito "redondinho"), mas como o Christian é louco com esse disco, entrou nas nossas menções honrosas (porque também é bem provavel que muita gente que curte outras coisas que indico por aqui vá adorar a banda). Seja pelo indie-pop perfeito, quase inocente e ingênuo (protagonizado pela voz do bebê Avi - de apenas 21 anos!-) seja pelo "apadrinhamento" da gravadora que praticamente respira as origens do que chamamos hoje de indie, Avi Buffalo é, no mínimo, uma boa pedida pra dar uma descontraída, balançar um pouco a cabeça e assobiar. Tenho que admitir que é um debut promissor!

É isso, por agora. Vou ver quais discos vão ficar fora da nossa lista, que será postada no máximo até segunda. Se "sobrar" mais alguma coisa legal eu posto por aqui até lá!